sábado, 28 de fevereiro de 2009

Ética e educação, desafios teóricos e metodológicos.


Eticamente falando não existe ainda uma ética pedagógica e didática de ensino que possa resgatar todas as crianças em seus complexos mundos. Estes, tendo como ator principal em suas vidas a Rua. É evidente que existe necessidade certa dos tais em encontrar uma saída dessa realidade que os abrange. Que, na mesma é construtiva e desconstrutiva. O método que perpassou para os ambientes escolares, que sendo degradando, com arquétipos derivados de nossa temporalidade histórica no seguimento padronizado de nossa educação formalística. Devido a este, educar acontece deverás exclusão dos nossos jovens em um agora que se diz existir ética ligada ao coletivismo saber na escola. Conivente com este sistema de metodologia educativa formada de uma padronização anterior, nossa sociedade formatou um modelo educacional comercial, onde os conhecimentos deferidos a nossa juventude é submetido por um capital que exclui a maioria de nossas crianças.
Assim, foi engendrado em nossa civilização, mediante os acúmulos de conhecimento, deferidos de um momento muito propicio das tais sociedades gregas antigas nos meados do século V e VI a.C. Acredita-se em uma prosperidade talvez não muito referente ao termo dito. Nesta época destacar-se-ão grandes nomes na filosofia ocidental, como Platão, um dos maiores discípulos de Sócrates. Este que fomentou os pilares educacionais de sua época. Os jovens naquele período farão selecionados relativos a critérios de destinação de raça. A tal nomenclatura colocava os filhos das melhores misturas raciais no sentido do capital. A pureza deferida salutarmente inclusa em uma das maiores obras do tal filosofo grego, esta que se chama República de Platão, uma utopia de cidade justa.
Na iniciação educacional o selecionado era denominado rei filosofo, dirigido ao governo da perfeita cidade Platônica. Foi passados os métodos pedagógicos de educação das crianças da Antigüidade para nossos dias atuais.
Relevante a atuação educadora do grande filósofo na cidade com grande fundamentalismo na educação de seus jovens. Acontece em nossa época deslize arcaico passados, fazendo com que a escola fique apenas se resumido a sala de aula, deixando a maior parte das nossas crianças na penumbra do saber. Saber no qual, foi obtido bastante exatidão racional, assim um pensamento relativista ao tal sonho de evolução nos critérios de educação.
Como devemos nos comportar olhando não superficialmente, mais sim olhando intrinsecamente para aqueles civilizados métodos gregos, que permanecem ainda estatelando a educação atual?


Fábio da Paz Oliveira

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